Campe

A Campeões da Rua 2014 dará seu pontapé inicial no Rio de Janeiro, viagra order Brasil 

A Campeões da Rua 2014 dará seu pontapé inicial no Rio de Janeiro, Brasil, no dia 28 de março, uma sexta-feira. Apesar do torneio de futebol de 10 dias ser a atividade que mais chama atenção dos olhos, a organização de caridade britânica está profundamente engajada na missão de propagar que o calendário dos 10 dias é muito mais que apenas um jogo. Juntamente com o futebol, as crianças participarão de um festival de artes e da única conferência internacional para crianças de rua desse tipo, que culminará na “Declaração de Direitos do Rio”.

Duzentos e trinta crianças que já passaram pela situação de rua participarão, de faixa etária 14-17 anos. Referidos como “campeões das ruas”, esse grupo de jovens é um exemplo inspirador de como todas crianças em situação de rua tem um futuro que não nas ruas quando recebem a proteção correta, reabilitação e oportunidades. As crianças formarão equipes de 19 países e o futebol envolverá um torneio de meninas e outro de meninos. Pode não ser a maior nem a mais cara Copa a vir para o Brasil esse ano, mas certamente é uma copa do mundo com uma diferença.

Previamente estrela do Manchester United e da Inglaterra, a estrela David Beckham diz:

“Estou ansiando por 2014 no Brasil, quando crianças de várias partes do mundo jogarão futebol e representarão as milhões que ainda vivem ou trabalham nas ruas.”

O local da Campeões da Rua 2014 será o Espaço Lonier em Vargem Pequena, Rio de Janeiro. Esse é um espaço amplo, seguro, com acomodação, centros para conferência, área para oficinas e exposições, e – naturalmente – um número de campos de futebol. O Espaço Lonier será sede para a cerimônia de abertura no dia 30 de março, um domingo, envolvendo performances e artesanatos criados pelas crianças juntamente com o Diretor Artístico e previamente profissional da Royal Shakespeare Company, Renato Rocha. Essa dará início official ao torneio de futebol e colocará a bola em campo para um grupo eclético de dez dias, durante os quais artes e pensamento criativo representarão o principal.

O evento da Campeões da Rua 2014 é único no sentido de que proporciona a única conferência internacional que permite participação das próprias crianças que passaram pela situação de viver ou trabalhar nas ruas. O objetivo da conferência é permitir que as crianças desenvolvam uma declaração universal, que será chamada de “Declaração de Direitos do Rio”. Dentro dessa declaração haverá um número de pedidos específicos por país para assegurarmo-nos de que a Street Child World Cup continuará a ser usada como uma plataforma para mudança quando as crianças retornarem a seus países.

A metodologia da conferência será do ‘Time da Vida’ (Team of Life), que é uma abordagem acessível desenvolvida para permitir que crianças que passaram por trauma falem de suas experiências de uma maneira que os fortaleçam com resiliência.

Conversas também buscarão endereçar o tema de gênero e experiências particularmente enfrentadas por meninas nas ruas, assim como encorajar meninas ao futebol, que continua sendo um esporte predominantemente masculino. Apoiadores incluem Alex Scott do Arsenal e da equipe feminina da Inglaterra, que visitou e treinou as meninas em comunidade do Complexo da Penha, Rio de Janeiro, e consultora sobre Tráfico Humano Internacional, Abigail Stepinitz, que comenta:

“A Campeões da Rua 2014 é um exemplo fantástico de como quebrar estereótipos de gênero. Em muitos países o esporte é considerado domínio de homens e meninos.”

Em 2010, a Street Child World Cup contribuiu para que terminasse a prática brutal de “varredura nas ruas” na cidade de Durban, África do Sul, de maneira que no presente ano as conversas serão encaminhadas com o conhecimento de que grandes mudanças são possíveis. Esse ano a conferência agirá como uma plataforma para a campanha nacional brasileira Criança Não é da Rua, a qual a Street Child World Cup está apoiando.

Durante o programa de dez dias as crianças também participarão de algumas atividades externas. Elas visitarão os pontos de visita icônicos do Rio de Janeiro, como a estátua do Cristo do Redentor e o estádio do Maracanã, onde apenas três meses mais tarde a Copa do Mundo da FIFA sediará suas partidas. Dois dias serão passados na comunidade do Vidigal, onde as crianças conhecerão e interagirão com residentes locais por meio do futebol e de atividades artísticas, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). O final dos dez dias culminará na casa de um dos times mais conhecidos do Rio de Janeiro, o Fluminense, em Laranjeiras. Quem estiver interessado em apoiar e torcer é alentado a entrar em contato para entradas gratuitas ao estádio para o que promete ser uma rodada de finais emocionante e uma linda cerimônia de encerramento.

Esse programa intensivo de dez dias encoraja alegria, experimentação e interação. Mais importante no entanto é que objetiva criar um fórum de sustentáculo ativo para os “campeões das ruas” de todo o mundo para que esses se expressem com confiança e sentido de que podem alcançar a mudança duradoura.

Para maiores informações ou para participar da Campeões da Rua 2014, por favor contate:

 

Event Organisors

barra-gol-eventos-branca

Latest Tweets

VIDEO